top of page

Atrás dessa parede tem um jardim (2021)

Instalação, caixa de som, celular, áudio em loop.

9'42''

Fotografia: Henrique Borela


Texto narrado em áudio:

"Atrás dessa parede, tem um jardim. Esquadrias de alumínio janelas basculantes 178 vidros retangulares. Duas portas. Uma quebrada. Um tapume. Uma varanda. 58 metros. 4 metros até o guarda corpo 7 metros até a laje. 1 canteiro no fundo. 1 canteiro no meio. 1 canteiro no início. 1 pitangueira. Uma mesa de seis lugares. Uma pilha de cadeiras. Uma mangueira azul, piso, canteiro, guarda corpo, brise em concreto, rampa de estacionamento, a praça, a rua 17. 58 metros um vazio, depósito baldes, rodo, mais um vazio, outro vazio, capim cidreira, dracena, espada de são jorge. A luz entra pela varanda, atravessa 178 vidros retangulares 178 feixes de luz. Atrás dessa parede, tem um jardim."



Sobre o trabalho:

O áudio descreve o jardim existente atrás da parede da Galeria Frei Confaloni, do Centro Cultural Octo Marques, no Edifício Parthenon Center em Goiânia, Goiás. O jardim na década de noventa era aberto para o espaço expositivo da galeria e acessado pelo público através de painéis de vidro de dentro da galeria. Há 20 anos atrás o espaço abrigou o Museu de Arte Contemporânea de Goiás e recebeu uma exposição do Itaú que criou paredes falsas para vedar o espaço da galeria devido a iluminação que incidia de fora para dentro, desde então essas paredes nunca foram retiradas e hoje elas se interpõem sobre a vista e vedam as antigas portas que davam acesso ao jardim. O jardim não pode ser acessado pelo público visitante e é mantido pelos funcionários do Centro Cultural. Através de uma descrição inventariante do espaço , entre realidade e ficção, o trabalho conduz através de um áudio, a imaginação de um lugar. Após a instalação do trabalho e a recepção dele pelo público da exposição, um efeito foi gerado. As pessoas que escutavam o áudio procuravam a recepcionista da Galeria e pediam para ver o jardim. Ela me contou que chegou a levar algumas pessoas na parte de trás da parede, no jardim, porém sua superior chamou sua atenção alertando que não era possível ficar levando o público naquela área, por ser uma área restrita para funcionários.





Exposição coletiva Tubo de Ensaio II | Centro Cultural Octo Marques | Curadoria: Adriano Braga e Luiz Mauro | Goiânia GO





Arquivos que se relacionam com a pesquisa e desenvolvimento do trabalho:

Exposição artista Juliano Moraes na Galeria Frei Confaloni. Fotografia da década de 90 da galeria aberta para a grande varanda.





bottom of page