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"Arquitetura não faz outra coisa senão criar fantasmas" (2020)

  • marú
  • 12 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de nov.


“E a arquitetura não faz outra coisa senão colaborar criando tais fantasmas, estes novos monumentos. Para Rossi, Segrate era, na época, um monumento.” Moneo sobre a obra Segrate na Itália de Aldo Rossi construida em 1965 (Inquietação teórica e estratégia projetual - Rafael Moneo). Em referência a citação feita por Aldo Rossi nomeei o projeto que tinha criado para o Cristo de Britânia. A obra, Arquitetura não faz outra coisa, senão criar fantasmas, é composta por duas aquarelas. Elas possuem 19cm de comprimento e 14cm de altura. No centro da primeira pintura, é possível notar um monumento, uma estrutura que o sustenta, um muro que o circunda e a água que deixa parte de sua estrutura submersa. Este monumento é o Cristo Redentor de Britânia. Uma parte da estrutura do monumento está submersa na água, deixando pra fora um avarandado coberto por um telhado e acima dele o Cristo. Mais à direita da pintura, é possível notar uma escala gráfica. É um tipo de recurso visual que permite que haja redução de uma maneira proporcional, entre o que é o monumento real e o que é a representação.

A segunda pintura, é possível reconhecer o mesmo monumento, sua estrutura e o muro que o circunda. Porém agora é como se quem olhasse estivesse fora, conseguindo ver inclusive uma nova estrutura. A nova estrutura que aparece na pintura, é uma rampa que possibilita o acesso através de uma abertura no muro que circunda o monumento. Se trata de um tipo de representação comum no campo da arquitetura, o corte. O corte é uma representação da construção que contempla a dimensão vertical da obra, seccionada através de um plano, podendo este ser longitudinal ou transversal. Novamente, a escala gráfica é representada à direita da imagem. 

De acordo com um dicinionario etimologico, a palavra Fantasma, vem do grego phantázein, que significa “fazer aparecer”, muitas vezes os fantasmas são descritos como seres meio transparentes; eles são diáfanos, do Grego dia, “através” e phaínein. Ou seja, pode-se enxergar através deles. A proposta do cubo que envolve o monumento do cristo, é também um outro monumento, um monumento da arquitetura capaz de "fazer enxergar" escondendo o monumento do cristo. A proposta é uma arquitetura que armazene uma parte da água que restou do Lago dos Tigres e circundar com muros o monumento do Cristo Redentor presente na cidade de Britânia. 



19 x 14 cm (díptico)

Aquarela e nanquim sobre papel

Obra Premiada - 2º Salão de Arte em Pequenos Formatos de Britânia



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"Vinte e cinco almas, unidas pelo vínculo do esforço criativo, nos convocam hoje, nesta época estranha, a discernir, a partir da imagem poética, o aqui e o agora. Não foi fácil reunir e desvendar os complexos elementos emocionais que cada um destes artistas nos dá nesta exposição. O assunto é, em si mesmo, nada leve. Mas é muito revelador. Momentos de pandemia, diríamos que é a trama central, que reúne este grupo de artistas maravilhosos. Decidimos dividir em 3 subtemas, para uma melhor leitura de tudo o que irão ver a seguir. Esses são os 3 espaços significativos para nos aproximarmos da escrita à compreensão desse mundo de horizontes que os artistas brasileiros nos oferecem. Quase 2.000 participantes - para escolher 25 – nos traduzem o ímpeto e a sabedoria de todo um povo. Temos a certeza de que esta iniciativa já tem um lugar na história das artes a nível mundial. Nada nos resta senão convidá-los a se prepararem para a contundência, para o sublime e para o sinistro."

Texto: Morella Jurado, curadora | Disponível em: https://museu.io/sapf/


"Analogicamente, Marú nos dá um aforismo. “Arquitetura não enfrenta outra coisa a mais do que o despertar de fantasmas”. Novamente, a evocação da morte. Encontramos um projeto de edificação funerária. E lembramos Loos, que sublinhava que a única edificação que pertence à categoria de arte é o monumento e a tumba. A casa - como o resto da arquitetura - não deve ser considerada arte, pois tem a impressão da utilidade. Marú nos mostra um projeto de arquitetura que só serve para simbolizar, versus a casa que serve de máquina para habitar. Hoje, em quarentena, quando o mundo está suspenso, talvez a casa também se transforme em mausoléu."

Texto: Morella Jurado, curadora | Disponível em: https://museu.io/sapf/


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